Você aceita o desafio? Não o de ganhar quatrocentos dólares, mas o de....
- valordaagua
- 14 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de mar. de 2022

!! Uhuuu!! O curta produzido pelo Pedalágua “Qual o valor da água da Cantareira” teve 796 fotos e levou prêmio “A voz dos cidadãos” no 8º Fórum Mundial da Água. Escrevo aqui para agradecer aos votos.
Fiquei muito feliz. Afinal, não é sempre que se ganha quatrocentos dólares. Mas ainda falta muito para o Pedalágua alcançar seu real objetivo. Este projeto busca fazer com que grande parte das escolas do Brasil pensem na resposta da pergunta “qual o valor da água para você?”. Assim, conseguiremos propor o debate ambiental de uma forma clara e objetiva.
O brasileiro adora culpar os políticos (e estes merecem muito grande parte da culpa, mas não 100% dela) por sua própria situação, mas se esquecem de que também realizam atividades nocivas para si, para a economia do país e também para o meio ambiente.
Na Bahia, enquanto eu realizava a cicloviagem, escutei uma frase de um padre que me marcou muito: “Deus perdoa sempre, o homem perdoa às vezes, mas a natureza não perdoa nunca. Pode demorar, mas ela vai cobrar a conta”.
Como o Brasil é extremamente rico no quesito água, não temos noção do quanto o desperdício e o mau uso deste bem irão impactar no futuro das próximas gerações. Mas não estou falando das gerações daqui cinquenta ou cem anos, estou falando das gerações daqui uma década. A geração da nossa velhice!
Como pensar que nada mudou desde quando o reservatório da Cantareira secou em 2015. No final de 2015, houve muita mídia e muita preocupação com o uso correto da água, já que o volume morto do reservatório era o principal assunto. Em 2016, tendo a Cantareira cheia de água novamente, você acha que a população continua tendo consciência sobre o uso ou já se esqueceu que, há um ano, estavam passando pelo rodízio de abastecimento de água? Você acha que nós estamos buscando formas de diminuir o desperdício ou voltamos a lavar o carro com a mangueira ligada?
O ser humano não é capaz de controlar o regime de chuvas, e como as mudanças climáticas são evidentes, fica difícil saber quando terá ou não água nos reservatórios. Por isso, o Pedalágua tem uma preocupação real em buscar a reflexão sobre o real valor da água. Não o valor que pagamos mensalmente quando temos água, mas pensar no valor dela quando nos falta. Assim, poderemos, finalmente, evitar que isso ocorra novamente.

Sensibilizar as pessoas para que não passemos mais por necessidade de rodízios e consumo de água imprópria como o do volume morto dos grandes reservatórios é a missão do Pedalágua.
Por favor, me ajude nessa missão. Para começar, preciso que você faça hoje uma atividade de redução no seu próprio uso da água. Você é capaz, tenho certeza! Como você fará para reduzir e utilizar a água hoje sem desperdícios?
Link da exibição do vídeo “Qual o valor da água da Cantareira” no 8º fórum mundial da água feito pela Jennyfer, foi ela a responsável por me apresentar o concurso. https://www.facebook.com/watch/?v=1673641279390156
“Qual o valor da água da Cantareira” vencedor do prêmio "A voz dos Cidadãos”
Comentários